A quantidade de reclamações contra bancos e demais instituições financeiras tem preocupado muitas pessoas. Por isso, quando alguém tem algum tipo de problema com eles, já pensa logo em abrir um processo na justiça.
Aliás, por causa disso, muitas pessoas usam as redes sociais para dizer que são “especialistas em direito” defendendo a ideia de que só mesmo entrando com uma ação você pode resolver um problema com o banco. Mas não é bem assim! Essas pessoas querem convencer os mais vulneráveis, como aposentados e pensionistas, a abrirem processos desnecessários na justiça e conseguir ganhar dinheiro com isso.
A abertura de um processo judicial só deve ser utilizada em último caso, porque trata-se de uma alternativa muito demorada e estressante. Além disso, esse não é o único jeito de resolver um problema com um banco. Então, se você está pensando em processar o seu banco, este texto é para você!
Veja, a seguir, quais são as opções que você tem para registrar uma reclamação:
O SAC sempre é o primeiro caminho
Cumprindo o que a lei determina, todo banco precisa ter um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) disponível gratuitamente, todos os dias, para esclarecer dúvidas e resolver os vários tipos de reclamações.
Esse deve ser o primeiro canal a ser utilizado, caso você tenha algum problema ou queira informar uma cobrança indevida ou crédito desconhecido.
Eles vão registrar a sua solicitação, informar um número de protocolo e passar um prazo exato para que você tenha uma resposta. Dessa forma, você fica sabendo quando tudo será resolvido.
Se precisar, fale com a Ouvidoria
Os bancos também oferecem um segundo canal de contato para você utilizar se não ficar satisfeito com a resposta do SAC. É a Ouvidoria, um canal de nível superior.
Mesmo sendo pouco conhecido, esse canal pode ser bastante eficiente, além de oferecer a você uma opção rápida para fazer a sua reclamação chegar onde é preciso. A Ouvidoria também é responsável por fazer a gestão do SAC.
Sempre que você precisar recorrer a Ouvidoria, tenha em mãos o protocolo informado pelo Serviço de Atendimento ao Cliente.
Faça um registro no Reclame Aqui
Outro meio para registrar sua reclamação é o Reclame Aqui, um canal independente, seguro e gratuito que ajuda na comunicação entre consumidores e as empresas.
Para publicar uma reclamação, é preciso se cadastrar no site com informações suas e do banco que você quer reclamar. O banco, por sua vez, será avisado por e-mail do seu registro no site. E você pode acompanhar o status do registro da queixa no site e até avaliar a satisfação do retorno, assim que houver uma conclusão.
Vale lembrar que o Reclame Aqui também serve para você fazer pesquisas sobre a reputação do banco, assim como de outras empresas, antes de adquirir um serviço ou produto.
Você pode falar com o Banco Central
O Banco Central é o órgão do governo responsável por fiscalizar e regular os bancos. É com eles que você deve falar se sentir que a sua queixa não foi tratada da forma adequada pelo seu banco.
Você pode entrar em contato com o Banco Central pelo site ou por telefone. Assim que fizer o registro de sua queixa, o Banco Central irá acompanhar junto ao seu banco a resolução do caso.
O registro das reclamações no BC é importante para ajudá-lo a identificar quais os problemas mais comuns e adotar as soluções apropriadas para que o atendimento dos bancos fiquem melhores.
Também é possível recorrer ao Procon
Outra forma de você ir atrás dos seus direitos é procurar o Procon da cidade onde mora. No site deles, você encontra o endereço e meios de contato da unidade mais próxima. Assim, é possível ir pessoalmente até lá, falar por telefone ou utilizar a internet nos casos das unidades que oferecem essa opção.
Assim como os canais de SAC e da Ouvidoria, o Procon também informará uma data para que você tenha uma resposta. Caso o banco não cumpra esse prazo, o Procon inicia um processo administrativo e pode até aplicar uma multa no banco.
Esses são os caminhos mais apropriados para você resolver algum problema com o seu banco. Siga essa ordem que a sua reclamação será atendida com prazo definido. Além deles, você pode fazer um registro no site Consumidor.gov. Tudo isso de forma simples e sem custo.
Entrar na justiça é algo que você faz em último caso, se tiver certeza de sua reclamação. E você também precisará estar preparado para aguardar o tempo do processo, arcar com os custos e contar com a ajuda de um advogado de confiança.
Evite cair na conversa de estranhos que usam a internet para te convencer que processar é a única saída. Você pode acabar caindo em um golpe!
Gostou dessas informações? Para se prevenir da prática da advocacia enganosa, leia também o artigo “Aposentados: cuidado com o golpe do advogado!”