Pular para o conteúdo

6 informações que vão ajudar você no uso do cartão consignado

  • por

Quando você está enrolado com a dívida do cartão consignado e aparece alguém dizendo que você está recebendo desconto indevido por causa desse serviço, fica muito fácil de acreditar nessa pessoa. Especialmente quando ela diz ser advogada e fala que você pode reaver o valor pago e ainda receber uma indenização por danos morais. Pois é, mas tudo isso pode ser uma cilada!

Se você tem cartão consignado, está utilizando mas a sua dívida está virando uma bola de neve, vamos trazer 6 informações para você não se enrolar com este serviço, nem acreditar em mentiras para acabar abrindo um processo indevido na justiça tentando solucionar algo que pode ser resolvido facilmente.

1º Não use um cartão que não pediu

Se você recebeu um cartão de crédito consignado em sua casa, mas não se lembra de ter solicitado, NÃO UTILIZE! Quando você usa o cartão, confirma que aceitou o serviço, mesmo sem pedido expresso, e precisará honrar com as dívidas que forem feitas. 

Para evitar essa situação, entre em contato pelos canais de atendimento do seu banco e peça o cancelamento imediato do cartão.

2º Lembre-se: a conta vai chegar

Se você está usando um cartão consignado, lembre-se de que a conta vem e você vai precisar pagar a fatura no valor integral, portanto, não abuse! Controle bem os seus gastos e evite fazer saques em dinheiro, usando o cartão, para não acabar com uma dívida gigante.

3º Entenda bem como funciona o seu cartão

Quando você tem um cartão de crédito consignado e o utiliza, começa a receber um desconto mensal no seu benefício do INSS. Trata-se da RMC (Reserva de Margem Consignável). A RMC pode chegar a 5%, está totalmente dentro da lei. E não pode ser cancelada enquanto você não quitar suas dívidas.

Se alguém disser que a RMC pode ser cancelada na justiça sem o pagamento dos seus débitos, NÃO ACREDITE! E lembre disso na hora de fazer seus gastos. Aproveite, e conheça as mentiras mais comuns que contam sobre a RMC.

4º Conheça bem as taxa de juros

É importante lembrar também que as taxas de juros do cartão consignado são fixas e estabelecidas pelo INSS. Atualmente, elas estão em 3,06% ao mês. Uma informação que pode fazer toda diferença no seu controle financeiro.

5º Evite pagar apenas parte do boleto

Todo mês, a fatura do seu cartão consignado irá chegar com as cobranças da utilização no período. Além disso, tem o valor descontado no benefício.

Evite pagar apenas o valor mínimo da fatura por meio do desconto em folha. Se você fizer isso, poderá ter um grande problema. O valor que ficar pendente vai se acumular com os gastos do mês seguinte e a coisa poderá sair do seu controle financeiro com a chegada de uma fatura ainda mais cara. Cuidado!

6º A dívida do cartão consignado NÃO é infinita

Quando você se enrola na utilização do cartão de crédito consignado, a sensação que fica é a de que a dívida nunca irá acabar. E muitos advogados mal intencionados afirmam isso para convencer você a abrir um processo desnecessário. ISSO É MENTIRA! Se você parar de fazer novos gastos, o mecanismo de consignação garante a quitação da dívida. Por isso, você precisa controlar bem o uso do cartão.

Não fique com dúvidas. Quando solicitar um cartão de crédito consignado, tenha todas as informações que vão ajudar você a utilizá-lo com sabedoria. Mas se surgir alguma dúvida, entrar em contato com o seu banco também é a primeira coisa a se fazer. Além disso, eles podem ajudar você a quitar suas dívidas, caso você tenha dificuldades.

Entrar na justiça é sempre a última opção, quando você tiver certeza de que há uma reclamação a ser feita. Dessa forma, você não cai na conversa de profissionais mal intencionados que vão tirar dinheiro de você abrindo processos desnecessários. Fique atento e proteja-se de dores de cabeça.

E se você tem outras dúvidas sobre como funciona o cartão de crédito consignado e a RMC, não deixe de ler o artigo! Leia também o artigo 5 dicas para fazer antes de pedir um empréstimo consignado.

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *