Quando encontramos alguém que concorda com as nossas reclamações ou nos dá bons motivos para questionar uma cobrança do banco, é normal acreditar que essa pessoa quer nos ajudar ao oferecer uma saída jurídica para a questão. Porém, não podemos nos deixar levar pelas aparências. Muitos advogados mal intencionados usam essa estratégia para aplicar o golpe da advocacia enganosa.
Nesse tipo de golpe, um falso especialista do direito tenta convencer você que o banco está fazendo uma cobrança indevida. Na verdade, o tal especialista mente para forçar você a contratar os serviços dele, abrir um processo desnecessário na justiça e arrancar a sua grana cobrando alto com custas pré processuais.
Para saber mais, leia o artigo sobre o golpe do advogado que tem enganado principalmente idosos e pensionistas do INSS.
Mas, você também deve estar se perguntando: como consigo identificar um advogado mal intencionado? Vamos trazer a resposta para esta pergunta aqui. Confira, a seguir, 6 sinais importantes que podem ajudar você a se proteger.
1º Sinal: ele faz captação irregular de clientes
Você sabia que um advogado não pode oferecer seus serviços através de anúncios em redes sociais, rádio, TV ou até pessoalmente? Esse tipo de prática é proibida pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), responsável por regular a atuação de profissionais do Direito. Ela veda inclusive a realização de panfletagem, telefonemas, spams e outras formas de oferta de serviço jurídicos que garantam ganho de causa ou a justiça como única forma de solução.
Se você se deparar com esse tipo de propaganda, desconfie!
2º Sinal: ele usa o discurso da “causa ganha”
Nenhum advogado sério pode garantir que uma ação na justiça será encerrada com vitória, porque cada caso é um caso. Além disso, tem o tempo para a solução pode demorar a chegar. Um profissional correto estuda o caso, questiona quais medidas já foram tomadas, explica quais são as chances de sucesso na causa e apresenta outras alternativas para resolver a questão, se for possível.
Agora, o suposto especialista que diz, com 100% de certeza, que você será indenizado ao processar o seu banco só para te seduzir não é uma pessoa confiável. Lembre-se disso!
3º Sinal: ele tem centenas de processos abertos
Na advocacia enganosa, esses falsos especialistas usam os dados de suas vítimas para abrir vários processos parecidos na justiça (o que configura a advocacia predatória) sem que o cliente saiba. A grande maioria das ações são contra instituições financeiras, questionam a validade da contratação de serviços e pedem altos valores de indenização. Só que boa parte desses processos são indevidos.
Para checar se o advogado que te procurou age dessa forma também, faça uma pesquisa no site JusBrasil. Se ele tiver centenas de processos abertos isso não é um bom sinal. Afinal, abrir uma ação judicial é bastante desgastante e envolve muito tempo, então a maioria dos advogados tentam resolver a questão primeiro através de um acordo. Por isso, é melhor ficar atento!
4º Sinal: ele envia uma procuração genérica para você
A procuração é um tipo de documento que precisa ser muito detalhado para não dar poder demais ao beneficiado. Mas quando a intenção é aplicar um golpe e usar seus dados para abrir quantos processos forem possíveis, esses golpistas vão pedir para você assinar apenas um papel que permite que você seja representado por ele na justiça sem limites.
É preciso tomar muito cuidado com o que vai assinar e ler bem o que está escrito antes. Se você não entender ou ficar com muitas dúvidas do que poderá ser feito com os seus dados pessoais, desista para não cair em uma armadilha.
5º Sinal: ele pediu pagamento antecipado
Este é um dos maiores sinais de risco. Muitas vítimas da advocacia enganosa relatam que pagaram dinheiro para supostos advogados, mas a pessoa sumiu depois, sem dar nenhuma satisfação.
As justificativas para essas cobranças antecipadas são diversas. Eles cobram taxa de entrevista, perícias pré-processuais, custas de notificações administrativas e muito mais. No fim das contas, você acabará até saindo no prejuízo, pois com esses criminosos não existe certeza de que haverá uma indenização.
6º Sinal: ele some sem deixar vestígios
É um caso que já tratamos aqui ao explicar sobre o pagamento antecipado. E, a essa altura, mesmo com a abertura do processo, você já vai ter se dado conta da cilada. Nessas horas, só resta juntar todas as provas do golpe e fazer uma denúncia à polícia. Agindo rápido, você pode ter chance de recuperar o que foi perdido.
Infelizmente, existem pessoas mal intencionadas em todas as profissões. Então, se você realmente tem uma razão para recorrer à justiça, vale a pena ficar atento a esses sinais e dê preferência sempre a advogados de sua confiança.
Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe essas informações e contribua para que aposentados não caiam nesse golpe! Leia também o artigo “Como resolver problemas com os bancos sem precisar ir à justiça?”