Nós nunca tivemos tanto acesso à informação como hoje. Com a internet, está mais fácil entender como as coisas funcionam e quais são os nossos direitos, por exemplo.
Um dos principais meios para buscar informações hoje são as redes sociais. Elas estão cheias de perfis de especialistas que querem conquistar a atenção das pessoas de forma rápida, compartilhando conhecimento. Mas será que essas pessoas estão realmente divulgando informações corretas?
O volume de conteúdo é muito grande, mas boa parte desse material é publicado por pessoas mal intencionadas que dizem querer te ajudar. Só que, na verdade, elas estão interessadas em arrancar dinheiro de você. É assim que funciona o golpe da advocacia predatória, um perigo real que vem fazendo muitas vítimas, entre elas aposentados e pensionistas do INSS.
Você já deve ter visto esse tipo de golpe, mas não percebeu. Então, leia este texto até o fim, vamos explicar tudo para você e trazer cinco bons motivos para se proteger dos riscos de ser vítima dessa fraude.
O que é a advocacia predatória
O golpe da advocacia predatória é aplicado por advogados mal intencionados que captam clientes de forma irregular para convencê-los a entrar com uma ou mais ações na justiça, muitas vezes sem motivos legais.
Na maioria das vezes, esses profissionais fazem posts e lives na internet dizendo que são especialistas em direito bancário e vão ajudar você a resolver problemas de cobranças abusivas no cartão de crédito consignado. Eles garantem que todos os valores cobrados são ilegais e só podem ser cancelados na justiça.
Como muitas pessoas não entendem como essas cobranças são feitas, elas acabam seduzidas pela promessa da “causa ganha”, com direito a indenização por danos morais e materiais.
Confira o vídeo abaixo e veja como esse golpe é aplicado:
Os cinco principais riscos que você corre
- 1º Perder muito dinheiro
Quando você aceita contratar os serviços de um falso especialista em direito, ele também promete que só haverá cobrança depois que sair o resultado do processo. Porém, assim que você assina o contrato, começa a ser cobrado por diversos valores antecipados, tais como perícia pré-processual, taxa de entrevista, custas de notificações administrativas, além dos honorários pelo ajuizamento da ação.
- 2º Ter os seus dados utilizados em diversos processos
O golpe da advocacia predatória funciona como uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Para faturar ainda mais em cima de você, os golpistas abrem vários processos contra os bancos que você é cliente sem a sua permissão. Eles fazem isso usando uma procuração genérica assinada por você dando a eles plenos poderes para agir em seu nome, sem que seja necessário te consultar. Um perigo!
E cada processo gera novas despesas que serão embolsadas pelo falso especialista.
- 3º Ser acusado de litigância de má-fé
Quando muitos processos iguais são abertos em seu nome exigindo, de forma indevida, o cancelamento de cobranças corretas e o pedido de indenizações que você não tem direito, você e o seu advogado podem ser acusados de litigância de má-fé. Essa prática é identificada pelo ato de obter um benefício que não é seu por direito através de meios indevidos.
A condenação por litigância de má-fé pode render ainda mais gastos, pois você pode ser obrigado a pagar uma multa e indenizar a parte contrária pelos prejuízos. Ou seja, você pode acabar com uma dívida ainda maior.
Para entender melhor, leia o texto Litigância de má-fé: saiba o que é porque você precisa tomar cuidado com ela.
- 4º Aguardar meses por uma solução incerta
Dificilmente, um advogado consegue saber se o resultado do seu processo será favorável ou não. Exatamente por isso, ele não pode garantir vitória. Outra coisa que ele também não pode garantir é quando a sentença sairá.
Ao contratar um profissional desconhecido, você corre o risco de ficar meses, ou até anos, esperando o resultado prometido. Enquanto isso, continuará pagando pelas cobranças reclamadas. Você está pronto para lidar com essa situação?
- 5º O constrangimento de ser enganado
A sensação de cair em um golpe e perder o seu suado dinheiro é muito ruim. E quando você cai na conversa de um desconhecido, esse risco existe e é muito grande. Agora, junte a isso a frustração de não conseguir resolver um problema e acabar com uma dívida maior!
É melhor não acreditar em tudo que você lê e vê na internet. Busque confirmar as informações em fontes confiáveis e oficiais, pois elas são muito importantes e servirão como argumento para mostrar que você buscou todas as soluções possíveis antes de recorrer à justiça.
Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe essas informações e contribua para que aposentados não caiam nesses golpes! Leia também o artigo Aposentados: cuidado com o golpe do advogado!