Pular para o conteúdo

Como reduzir as parcelas do seu empréstimo consignado

Quando você recorre a um empréstimo consignado, com certeza está pensando em uma forma de melhorar a situação das suas finanças. Afinal, às vezes a conta não fecha, você entra em uma condição mais difícil ou aparece alguma urgência que vai acabar exigindo um gasto a mais.

Porém, contrair um empréstimo é um compromisso a longo prazo e você precisará conviver com descontos no seu contracheque por um bom tempo. E, nesse período, o alívio que você esperava pode acabar se tornando uma dor de cabeça.

Se você contratou um empréstimo e está nessa situação, saiba que há como resolver. Sabia que é possível reduzir o valor das suas parcelas do empréstimo consignado? Acompanhe esse artigo até o fim, pois nós vamos explicar para você.

Agora, para quem ainda está pensando em contratar um empréstimo consignado, temos uma sugestão importante: 5 dicas para fazer antes de pedir um empréstimo consignado. Esse conteúdo vai te ajudar bastante a se decidir.

A hora de pedir uma redução no valor das suas parcelas

Apesar das taxas de juros mais atrativas e da facilidade no pagamento das parcelas, que ocorre através de um desconto feito diretamente no benefício de quem é aposentado ou pensionistas do INSS, essa modalidade de crédito pode acabar deixando o seu orçamento mais apertado.

Com (ou sem) empréstimo consignado, é sempre bom que você mantenha o controle dos seus gastos e acompanhe tudo na ponta do lápis. Assim você poderá agir rapidamente para não passar apuros e acabar com uma dívida gigante. 

Quando as contas não fecharem, lembre-se que é possível pedir uma redução nas parcelas do seu crédito consignado.

As formas de pedir redução no valor das parcelas

Existem duas maneiras legais de pedir uma redução nas parcelas do empréstimo consignado. Todas elas devem ser feitas diretamente com uma instituição financeira sempre que você achar necessário.

1ª Forma: o refinanciamento

Entrando em contato direto com o banco onde você já tem o seu empréstimo, é possível solicitar um refinanciamento. Desta forma, você terá a opção de renegociar sua dívida, obter taxas de juros menores ou aumentar o prazo para pagamento, o que ajuda a deixar o valor das parcelas menor.

Normalmente, você consegue realizar o refinanciamento após já ter quitado uma parte mínima da dívida; cerca de 15% do valor. Quando é concluído o pedido para refinanciar, a operação volta ao prazo original de pagamento.

2ª Forma: a portabilidade

Além das parcelas pesadas, se você também estiver insatisfeito com o seu banco, a segunda opção a sua disposição é realizar a portabilidade do seu empréstimo. Ao levar a sua dívida para outro banco, você também consegue trocar o empréstimo atual por um novo com vantagens melhores, juros reduzidos e, consequentemente, obter parcelas menores. 

A operação deve ser solicitada junto à instituição financeira que receberá o seu empréstimo consignado. O novo banco vai pagar sua dívida com o banco antigo e fazer um novo contrato com você incluindo as novas condições.

Nas duas opções, os bancos são responsáveis por realizar as análises necessárias e avaliar se será possível concluir as operações. Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure sempre resolver com o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente.

Não se esqueça que há diversas soluções para que você possa sair do aperto. Cuide bem das suas finanças, não deixe suas contas acumularem, honre suas dívidas após uma renegociação, para não ficar em uma situação mais grave, e compartilhe essas informações com que você acha que poderá precisar.

Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe essas informações e contribua para que aposentados não caiam em golpes! Leia também o artigo Saiba como bloquear seu benefício para crédito consignado.

Join the conversation

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *