Uma das maiores preocupações de aposentados e pensionistas é receber descontos indevidos em sua aposentadoria. É dessa forma que muitos acabam descobrindo que seus dados pessoais foram utilizados para pedir empréstimos consignados sem a sua permissão.
É sempre importante lembrar que essas situações podem ser resolvidas com uma medida rápida. Se você perceber que o seu benefício está recebendo um desconto indevido ou desconhecido, entre em contato com o seu banco para descobrir do que se trata e o que pode ser feito. Inclusive, nós temos um texto que explica como resolver problemas com os bancos sem precisar ir à justiça.
Agora, existe uma forma de se proteger contra a abertura de pedidos de empréstimos consignados sem a sua permissão. Poucas pessoas sabem disso, mas você pode bloquear o seu benefício para pedidos de empréstimos consignados. Com alguns passos simples através do site ou aplicativo do Meu INSS, é possível fazer este bloqueio.
Bloqueio em novos benefícios
Há um detalhe importante que você precisa saber. Em alguns casos, o benefício do INSS já está bloqueado para empréstimos consignados. Isso acontece em duas situações:
- quando o benefício foi concedido a menos de 90 dias;
- ou quando foi feito um pedido de transferência do benefício a menos de 60 dias.
Assim que esse período passa, a possibilidade de um empréstimo passa a ser liberado automaticamente no benefício. Se você quiser bloqueá-lo, é só realizar o pedido pelo Meu INSS.
Passo a passo para o bloqueio
Para te ajudar a se proteger de forma simples e fácil, vamos explicar a seguir como você pode ativar esse serviço e se manter mais seguro. Acompanhe abaixo!
Passo 1: Acesse o seu perfil no app do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/) com seu login e senha, depois procure por “Empréstimo (Bloqueio/ Desbloqueio)” no campo “Outros Serviços”;
Passo 2: Você também pode ir no campo de pesquisa e digitar “Bloqueio” que a opção aparece para você;
Passo 3: Clique sobre a opção do serviço e leia as orientações nas primeiras telas;
Passo 4: Para que a operação seja executada, você precisa enviar uma versão digitalizada (pode ser uma foto ou PDF) do seu documento de identidade e comprovante de residência;
Passo 5: Após ler as instruções, vai aparecer para você um formulário. Você deve preenchê-lo com os dados pessoais e subir os documentos;
Passo 6: No campo onde aparece a pergunta “Você aceita acompanhar o andamento do processo pelo MEU INSS, Central 135 ou e-mail?”, marque a opção “Sim”;
Passo 7: Depois de preencher os dados e enviar os documentos digitalizados, você irá para uma tela onde deverá escrever seu CEP para encontrar a agência mais próxima de você. Isso é apenas para atualização cadastral;
Passo 8: Na última tela, você confere os dados e finaliza.
Assim que você concluir o pedido de bloqueio, uma mensagem de confirmação do serviço será enviada para o e-mail que você cadastrou no aplicativo.
Mas, se você mudar de ideia e decidir adquirir um empréstimo consignado, pode fazer o mesmo procedimento através da página ou app do Meu INSS para pedir o desbloqueio do seu benefício para esse tipo de empréstimo. E quando você for adquirir um empréstimo, pesquise bastante as condições de pagamento, valores das parcelas e todos os detalhes do serviço para que não haja dúvidas futuramente nem dores de cabeça.
Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe essas informações e contribua para que aposentados não caiam nesses golpes! Leia também o artigo Saiba como proteger seus dados e evitar golpes.