Você costuma checar seu contracheque todo mês? Saiba que fazer isso é muito importante, pois essa é a melhor forma de descobrir se algum valor está sendo descontado da sua aposentadoria sem você saber. E quanto antes você perceber algum desconto desconhecido, mais cedo você poderá agir para resolver esse problema.
Consultar o extrato do INSS é muito simples e rápido, mas você precisa ter cadastro no portal Gov.br. A sua senha do portal é a mesma que será utilizada para acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, onde você consegue consultar seu comprovante de renda, com detalhes de valores e pagamentos.
Fazendo a consulta
Se você precisa de ajuda para consultar o seu extrato, vamos ensinar você. Só é preciso seguir seis passos. Vamos lá!
- Passo 1: Acesse https://meu.inss.gov.br/ e coloque seus dados de acesso (CPF e senha);
- Passo 2: Na parte superior da tela, clique na opção “Serviços” do menu;
- Passo 3: Depois, selecione a opção “Extratos/certidões/declarações”;
- Passo 4: Em seguida, selecione “Extrato de Pagamento de Benefício”;
- Passo 5: Na próxima tela, você poderá escolher o período que você quer consultar no extrato;
- No último passo, vão aparecer os pagamentos e descontos do período escolhido.
Como identificar a cobrança do RMC
Os descontos no benefício são identificados por códigos. O código 322, por exemplo, aparece se você tem um cartão de crédito consignado. Essa é a forma como o RMC (Reserva de Margem Consignável) aparece no seu extrato.
É importante lembrar que, a cobrança da RMC para quem tem cartão de crédito consignado é 100% dentro da lei. De acordo com a Lei 14.431/2022, fica estabelecido o limite de até 5% para essa consignação.
Porém, se você não tem um cartão de crédito consignado e, mesmo assim, esse código aparece como desconto no seu benefício, procure imediatamente o seu banco!
Essa informação foi importante para você? E se você quiser saber também como registrar reclamações de forma rápida, leia o artigo Como resolver problemas com os bancos sem precisar ir à justiça?