Quem nunca recebeu uma ligação no celular e percebeu que o número era desconhecido? O mesmo acontece com mensagens recebidas por aplicativos de mensagem ou e-mail. E a primeira pergunta que surge é: como eles conseguiram o meu número?
Hoje em dia, cuidar dos dados pessoais é uma das maiores preocupações que existem. Principalmente com o número alto de vazamento de dados que estão acontecendo. E, infelizmente, o que não falta é gente mal intencionada tentando enganar pessoas com essas informações para tirar alguma vantagem.
Os principais alvos dessas pessoas são aposentados, servidores e pensionistas do INSS. Eles conseguem os dados de suas vítimas através da deep web – uma área escondida da internet – e entram em contato para confirmar e tentar conseguir mais informações para aplicar seus golpes.
Para se proteger e proteger seus dados em casos como esse, vamos compartilhar com vocês algumas dicas bem importantes.
Desconfie do contato de desconhecidos
A primeira coisa a fazer, caso você receba algum tipo de ligação de desconhecido, é desconfiar.
Essas pessoas vão inventar todo tipo de desculpa para te convencer: vão dizer que querem te ajudar ou que você precisa atualizar suas informações para não perder seu benefício.
Inclusive, tem até a história do falso especialista em Direito que tenta fazer você acreditar que existe uma “causa ganha” na Justiça por causa de uma cobrança indevida do banco no crédito consignado. Mas não acredite!
Além do risco da história não ser verdadeira, processos judiciais são caros, levam tempo para terminarem e nunca há certeza de vitória no final.
Jamais confirme ou informe seus dados
Outro jeito que eles vão usar para tentar te convencer é usar os seus dados. Porém, essa é mais uma razão para você desconfiar e se perguntar sempre: como essa pessoa tem as minhas informações?
Da mesma forma que o motivo do contato pode ser suspeito, informar o que ele ou ela pede pode ser uma cilada. Então, não confirme nada, não passe suas informações e nem diga se está ou não correto.
Porque, o que pode começar com uma confirmação simples pode acabar entregando ainda mais. Em muitos casos, só saber que os dados estão corretos já é o suficiente para tentar uma fraude.
Atenção com e-mails e mensagens pelo Whatsapp
Os mesmos cuidados a serem tomados em contatos por telefone devem valer para mensagens ou e-mails recebidos de fontes desconhecidas.
Pelos e-mails, é muito comum eles colocarem links que levam a sites muito parecidos com os verdadeiros para fazer você preencher os seus dados, mas isso é muito perigoso!
Compartilhar informações em conversas pelo zap também não é seguro. Afinal, é muito difícil saber se aquele número é de uma fonte confiável.
Cuidado com o golpe do boleto
Muitos criminosos entram em contato com a vítima informando a existência de uma dívida atrasada que precisa ser quitada. Logo em seguida, eles enviam um boleto fraudado para pagamento.
Mas você não deve pagar esse boleto, mesmo sabendo da existência de alguma dívida. Caso você pague alguma fatura enviada por alguém desconhecido correrá grande risco de nunca mais ver a cor do seu dinheiro.
Entre em contato com os canais oficiais de atendimento
Instituições financeiras sérias não pedem informações pessoais por telefone, mensagem via Whatsapp ou por e-mail. Em caso de contato suspeito, interrompa a ligação e, depois, entre em contato com os canais oficiais do banco ou empresa informada.
Agora, se o contato suspeito envolver o INSS, proteja suas informações e a senha do seu app MEU INSS. Em seguida, entre em contato com eles para ver se tudo está correto com seu cadastro. E, se você tiver cartão de crédito consignado, nunca forneça os dados para estranhos. Quando você protege as suas informações diminui as chances de cair em algum tipo de golpe. Mas se for preciso contar com a ajuda de um profissional de verdade, procure alguém de sua confiança. Não confie em qualquer um!
Esse conteúdo te ajudou? Compartilhe essas informações e contribua para que aposentados não caiam nesses golpes! Leia também o artigo Como resolver problemas com os bancos sem precisar ir à justiça?