Você já deve conhecer todas as vantagens que existem em se ter um cartão de crédito. Agora, se você é aposentado ou pensionista, também deve contar com as mesmas facilidades do cartão de crédito comum em um cartão consignado.
Porém, quitar as dívidas do cartão de crédito consignado pode parecer bem mais complicado. Então, se você também sente que tem a mesma dificuldade e tem a sensação de que a dívida com o cartão consignado não tem mais fim, este texto foi feito para te ajudar!
Pagamento garantido no cartão consignado
Embora o cartão de crédito convencional e o cartão consignado sejam muito parecidos, o segundo tem uma segurança a mais: o pagamento do valor mínimo da fatura ocorre sempre por desconto direto no contracheque do beneficiário do INSS, com valor limitado à margem consignável de 5%.
O desconto do valor mínimo não acontece com o cartão de crédito comum, a não ser que você pague o boleto.
O RMC é uma cobrança que está dentro da lei
É importante deixar claro que o valor em questão, cobrado no cartão consignado, é referente à margem de 5% do seu benefício e está dentro da lei. Sendo assim, não é possível pedir seu cancelamento sem que a dívida seja quitada.
Essa margem é conhecida como RMC (Reserva de Margem Consignável) e é identificada no extrato do INSS pelo código 322. Inclusive, seu limite de 5% é estabelecido pela Lei 14.431/2022.
Evite pagar apenas o valor mínimo!
A comodidade de ter essa margem de 5% do valor do benefício, o RMC, descontado do contracheque pode acabar levando você a se enrolar com o pagamento da dívida. Caso você faça gastos no seu cartão que ultrapassem essa margem, o restante do valor deverá ser pago através de uma fatura mensal.
Por isso, é importante que você evite pagar apenas o valor mínimo da fatura. Do contrário, acabará tendo dificuldades para quitar a dívida do seu cartão consignado. Isso porque o valor excedente que você deixou de pagar ficará pendente para o mês seguinte. E quando ele vier, terá acréscimo de juros e multas.
Na fatura do banco, sempre constam as indicações do que é cobrado. Lá, estarão descritos os juros e multas que incidem sobre o valor excedente.
Para não perder o controle da dívida e garantir que ela seja quitada, você pode evitar fazer novos gastos no cartão. Porém, enquanto for pago apenas o valor mínimo, descontado no contracheque, ainda levará um bom tempo para você quitar sua dívida.
A melhor opção é a renegociação
Para acabar com a dívida do cartão consignado mais rápido, o melhor que você pode fazer é parar de usar o cartão para fazer compras e procurar o banco para renegociar sua dívida. À medida que você antecipa o pagamento dos valores, você consegue melhores condições para quitar o débito diminuindo os encargos que incidem sobre os valores.
Então, já deu para perceber que não é verdade que a dívida do cartão consignado é infinita? Tudo é uma questão de controlar direitinho os gastos e antecipar o pagamento ao máximo para que a dívida não acabe virando uma bola de neve. Lembre-se também de estudar bastante antes de contratar serviços e produtos junto aos bancos.
Gostou dessas informações? Para saber mais sobre a RMC leia também nosso artigo “É possível cancelar a RMC na Justiça sem quitar minha dívida?”